From 9caf46716a782ad52d7221b7221a0f9ce255ade1 Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: =?utf8?q?Andr=C3=A9=20Malo?= Date: Fri, 11 Mar 2005 18:04:02 +0000 Subject: [PATCH] update Brazilian Portuguese translation * manual/howto/htaccess.xml.pt-br: new file Translated by: Eduardo Tompson Pereira Reviewed by: Luiz Rocha git-svn-id: https://svn.apache.org/repos/asf/httpd/httpd/trunk@157127 13f79535-47bb-0310-9956-ffa450edef68 --- docs/manual/howto/htaccess.xml.pt-br | 397 +++++++++++++++++++++++++++ 1 file changed, 397 insertions(+) create mode 100644 docs/manual/howto/htaccess.xml.pt-br diff --git a/docs/manual/howto/htaccess.xml.pt-br b/docs/manual/howto/htaccess.xml.pt-br new file mode 100644 index 0000000000..df2951851d --- /dev/null +++ b/docs/manual/howto/htaccess.xml.pt-br @@ -0,0 +1,397 @@ + + + + + + + + +How-To / Tutoriais + +Tutorial do Apache: arquivos .htaccess + + +

Arquivos .htaccess oferecem um meio de fazer mudanças + nas configurações por-diretório.

+
+ + + +
+O que eles são/Como usá-los + +

Os arquivos .htaccess (ou "arquivos de + configuração distribuída") oferecem um meio de fazer mudanças nas + configurações por-diretório. Um arquivo, contendo uma ou mais + diretrizes de configurações, é colocado em um diretório + em particular, e as diretrizes se aplicam para aquele diretório e todos + os seu subdiretórios subseqüentes.

+ + Nota: +

Se você quiser renomear o seu arquivo .htaccess + para outro nome, você deve usar a diretriz AccessFileName. Por exemplo, se você + prefere que o arquivo se chame .config, então você + pode adicionar a seguinte linha ao seu arquivo de configuração + do servidor:

+ + + AccessFileName .config + +
+ +

No geral, arquivos .htaccess usam a mesma sintaxe + que os arquivos de + configuração principal. O que você pode colocar nesses + arquivos é determinado pele diretriz AllowOverride. Essa diretriz especifica, + em categorias, quais diretrizes serão aceitas caso sejam + encontradas em um arquivo .htaccess. Se uma diretriz + for permitida em um arquivo .htaccess, a documentação + para essa diretriz irá conter uma seção Override, + especificando que valor precisa estar em AllowOverride para que esta diretriz + seja permitida.

+ +

Por exemplo, se você procurar na documentação pela diretriz + AddDefaultCharset, você + achará que ela é permitida nos arquivos .htaccess. + (Veja a linha Contexto no sumário das diretivas.) A + linha Override lê + FileInfo. Então, você deve ao menos ter + AllowOverride FileInfo para que essa diretriz seja + aceita nos arquivos .htaccess.

+ + Exemplo: + + + + + + + + + + +
Contexto:configuração do servidor, hospedeiros virtuais, diretório, .htaccess
Override:FileInfo
+
+ +

Se você estiver incerto se uma diretriz em particular é + aceita em um arquivo .htaccess, procure na + documentação por essa diretriz, e verifique a linha de + Contexto por ".htaccess".

+ +
Quando (não) usar arquivos .htaccess + +

No geral, você nunca deve usar arquivos .htaccess + a não ser que você não tenha acesso ao arquivo de configuração + principal do servidor. Existe, por exemplo, um erro de concepção + que dita que a autenticação de usuários sempre deve + ser feita usando os arquivos .htaccess. Esse + simplesmente não é o caso. Você pode usar as configurações de + autenticação de usuário no arquivo de configuração principal do + servidor, e isso é, de fato, a maneira mais adequada de se fazer + as coisas.

+ +

Arquivos .htaccess devem ser usados em casos onde + os provedores de conteúdo do site precisem fazer mudanças na + configuração do servidor por-diretório, mas não tem + acesso root ao sistema do servidor. Caso o administrador do + servidor não esteja disposto a fazer mudanças freqüentes nas + configurações do servidor, é desejável permitir que os + usuários possam fazer essas mudanças através de arquivos + .htaccess eles mesmos. Isso é particularmente + verdade, por exemplo, em casos onde provedores estão fornecendo + múltiplos sites para usuários em apenas uma máquina, e querem que + seus usuários possam alterar suas configurações.

+ +

No entanto, de modo geral, o uso de arquivos .htaccess + deve ser evitado quando possível. Quaisquer configurações + que você considerar acrescentar em um arquivo .htaccess, podem + ser efetivamente colocadas em uma seção Directory no arquivo principal de + configuração de seu servidor.

+ +

Existem duas razões principais para evitar o uso de arquivos + .htaccess.

+ +

A primeira delas é a performance. Quando AllowOverride é configurado para + permitir o uso de arquivos .htaccess, o Apache procura + em todos diretórios por arquivos .htaccess. + Logo, permitir arquivos .htaccess causa um impacto na + performance, mesmo sem você usá-los de fato! Além disso, + o arquivo .htaccess é carregado toda vez que um documento + é requerido.

+ +

Além disso, note que o Apache precisa procurar pelos arquivos + .htaccess em todos os diretórios superiores, para ter + o complemento total de todas as diretivas que devem ser + aplicadas. (Veja a seção como as diretrizes são + aplicadas.) Então, se um arquivo de um diretório + /www/htdocs/example é requerido, o Apache precisa + procurar pelos seguintes arquivos:

+ + + /.htaccess
+ /www/.htaccess
+ /www/htdocs/.htaccess
+ /www/htdocs/example/.htaccess +
+ +

Assim, para cada acesso de arquivo fora desse diretório, + existem 4 acessos ao sistema de arquivos adicionais, mesmo + que nenhum desses arquivos estejam presentes. (Note que esse + só será o caso se os arquivos .htaccess + estiverem habilitados para /, o que + normalmente não é o verdade.)

+ +

A segunda consideração é relativa à segurança. + Você está permitindo que os usuários modifiquem as + configurações do servidor, o que pode resultar em mudanças + que podem fugir ao seu controle. Considere com cuidado se você quer + ou não dar aos seus usuários esses privilégios. Note também + que dar aos usuários menos privilégios que eles precisam, acarreta em + pedidos de suporte técnico adicionais. Tenha certeza que você comunicou + aos usuários que nível de privilégios você os deu. + Especificar exatamente o que você configurou na diretriz AllowOverride, e direcioná-los para a + documentação relevante, irá poupá-lo de muita confusão + depois.

+ +

Perceba que é exatamente equivalente colocar o arquivo + .htaccess em um diretório + /www/htdocs/example contendo uma diretriz, e + adicionar a mesma diretriz em uma seção Directory + <Directory /www/htdocs/example> na configuração + principal do seu servidor:

+ +

Arquivo .htaccess em /www/htdocs/example:

+ + Conteúdo de um arquivo .htaccess em + <code>/www/htdocs/example</code> + AddType text/example .exm + + + Seção do seu arquivo <code>httpd.conf</code> + <Directory /www/htdocs/example>
+ + AddType text/example .exm
+
+ </Directory> +
+ +

No entanto, adicionando isso ao seu arquivo de configuração do + servidor resultará em uma menor perda de performance, na medida que + a configuração é carregada no momento da inicialização do + servidor, ao invés de toda que que um arquivo é requerido.

+ +

O uso de arquivos .htaccess pode ser totalmente + desabilitado, ajustando a diretriz AllowOverride para none:

+ + + AllowOverride None + +
+ +
Como as diretrizes são aplicadas + +

As diretrizes de configuração que se encontram em um arquivo + .htaccess são aplicadas para o diretório no qual o + arquivo .htaccess se encontra, e para todos os + subdiretórios ali presentes. Mas, é importante lembrar também que + podem existir arquivos .htaccess no diretórios + superiores. As diretrizes são aplicadas na ordem que são + achadas. Logo, um arquivo .htaccess em um diretório + em particular, pode sobrescrever as diretrizes encontradas em um + diretório acima deste em sua respectiva árvore. Estes, por sua vez, + podem ter suas diretrizes sobrescritas por diretrizes ainda mais + acima, ou no próprio arquivo de configuração principal do + servidor.

+ +

Exemplo:

+ +

No diretório /www/htdocs/example1 nós temos + um arquivo .htaccess contendo o seguinte:

+ + + Options +ExecCGI + + +

(Nota: você deve ter "AllowOverride Options" para + permitir o uso da diretriz "Options" nos arquivos + .htaccess .)

+ +

No diretório /www/htdocs/example1/example2 nós temos + um arquivo .htaccess contendo:

+ + + Options Includes + + +

Devido a esse segundo arquivo .htaccess, no + diretório /www/htdocs/example1/example2, a execução + de scripts CGI não é permitida, pois somente Options + Includes está em efeito, o que sobrescreve completamente + quaisquer outros ajustes previamente configurados.

+
+ +
Exemplo de Autenticação + +

Se você veio diretamente à esta parte do documento para + aprender como fazer autenticação, é importante notar uma + coisa. Existe uma concepção errada, mas muito comum, de que é + necessário o uso de arquivos .htaccess para implementar + a autenticação por senha. Este não é o caso. Colocar + diretrizes de senha em uma seção Directory, no seu arquivo principal de + configuração do servidor, é a melhor maneira de se implementar + isto, e os arquivos .htaccess devem ser usados apenas + se você não tem acesso ao arquivo principal de configuração do + servidor. Veja acima a discussão sobre quando + você deve e quando não deve usar os arquivos + .htaccess.

+ +

Dito isso, se você ainda acredita que precisa usar um arquivo + .htaccess, a configuração a seguir provavelmente + funcionará para você.

+ +

Conteúdo de um arquivo .htaccess:

+ + + AuthType Basic
+ AuthName "Password Required"
+ AuthUserFile /www/passwords/password.file
+ AuthGroupFile /www/passwords/group.file
+ Require Group admins +
+ +

Note que AllowOverride AuthConfig precisa estar + habilitado para que estas diretrizes tenham efeito.

+ +

Por favor veja o tutorial de + autenticação para uma discussão mais completa sobre + autenticação e autorização.

+
+ +
Exemplo de Server Side Includes + +

Outro uso comum de arquivos .htaccess é ativar o + Server Side Includes para um diretório em particular. Isto pode + ser feito com as seguintes diretrizes de configuração, colocadas em + um arquivo .htaccess no diretório desejado:

+ + + Options +Includes
+ AddType text/html shtml
+ AddHandler server-parsed shtml +
+ +

Note que ambos AllowOverride Options e + AllowOverride FileInfo precisam estar habilitados + para essas diretrizes terem efeito.

+ +

Por favor veja o tutorial de SSI para + uma discussão mais completa sobre server-side includes.

+
+ +
Exemplo de CGI + +

Finalmente, você pode querer que um arquivo + .htaccess permita a execução de programas CGI em um + diretório em particular. Isto pode ser implementado com as + seguintes configurações:

+ + + Options +ExecCGI
+ AddHandler cgi-script cgi pl +
+ +

Alternativamente, se você desejar que todos os arquivos de um + dado diretório, sejam considerados programas CGI, isso pode ser + feito com a seguinte configuração:

+ + + Options +ExecCGI
+ SetHandler cgi-script +
+ +

Note que ambos AllowOverride Options e + AllowOverride FileInfo precisam estar habilitados + para que essas diretrizes tenham quaisquer efeito.

+ +

Por favor veja o tutorial de CGI + tutorial para uma discussão mais completa sobre programação + e configuração CGI.

+
+ +
Resolvendo Problemas + +

Quando você adiciona diretrizes de configuração em um arquivo + .htaccess, e não obtém o efeito desejado, existe uma + série de pontos que podem estar errados.

+ +

Mais comumente, o problema é que a diretriz AllowOverride não está habilitada + corretamente para que as suas diretrizes de configurações sejam + honradas. Verifique se você não possui AllowOverride + None ajustado para o escopo do arquivo em questão. Um bom + meio de testar isso é colocar "lixo" em seu arquivo + .htaccess e recarregá-lo. Se não for gerado nenhum + erro do servidor, certamente você tem AllowOverride + None habilitado.

+ +

Se, por outro lado, você está obtendo erros do servidor ao + tentar acessar documentos, verifique o registro de erros do + Apache. Ele provavelmente irá indicar que a diretriz usada em + seu arquivo .htaccess não é permitida. + Alternativamente, ele pode acusar erros de sintaxe que você terá + que corrigir.

+ +
+ +
-- 2.40.0